quarta-feira, 30 de outubro de 2013

BURACO PRA DAR E VENDER...

Buracos proliferam nas ruas da periferia de Santarém

Até ônibus tem dificuldade de passar no cruzamento da Moaçara com Dom Frederico Costa

Buracos nas ruas de Santarém
Buracos nas ruas de Santarém
Motoristas inconformados, carros quebrados e multas diárias. Está é a real situação das ruas da periferia de Santarém, onde centenas de buracos geram dor de cabeça a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Ruas que interligam os principais bairros da periferia de Santarém, como as avenidas Moaçara e Muiraquitã se encontram em precário estado de trafegabilidade.
Diversos trechos críticos são apontados por motoristas, entre eles, o cruzamento das avenidas Moaçara e Dom Frederico Costa, onde um grande buraco virou alvo de reclamação tanto de condutores de veículos quanto de moradores das proximidades. Em alguns trechos da Avenida Muiraquitã, mato, lama e dezenas de buracos são observados por quem passa no local.
“Hoje, Santarém encontra-se detonada no seu sistema viário. É como se a cidade tivesse sofrido um bombardeio aéreo. Administrações anteriores deixaram a desejar no saneamento básico e drenagem, resta à nova administração solucioná-los, adotando políticas eficazes, com pessoas capacitadas à frente de cada setor com suas particularidades”, declarou um morador da Avenida Muiraquitã.
Motoristas não conseguem desviar dos buracos existentes na Av. Muiraquitã
Motoristas não conseguem desviar dos buracos existentes na Av. Muiraquitã
Segundo ele, no verão deveria ser mantida uma patrulha mecanizada exclusiva e permanente na manutenção e recuperação de pequenos agravos (ravinas) nas ruas sem asfalto, onde não deveriam deixá-las ficar fora de controle, por conta de no período chuvoso se transformarem em grandes erosões (voçorocas) difíceis de recuperar.
Já no sistema viário a ser asfaltado e em ruas estratégicas, de acordo com o comunitário, deveriam ser construídas galerias coletoras de água pluviais e servidas com drenagem profunda, conectadas a um Sistema de Filtragem ou Tratamento (ETE), em pontos estratégicos da cidade.
Ele sugere, ainda, que sejam feitas campanhas educativas de cunho ambiental, promovendo reuniões nas escolas, associações de bairros e na própria mídia, propondo ações de mudança de comportamento com monitoramento dos resultados. O morador alerta que cerca de 80% dos buracos surgidos nas ruas asfaltadas de Santarém, são provocados por águas servidas domésticas de casas, condomínios e de lava-jatos descarregadas irregularmente nas vias, por falta de fiscalização por parte do poder público.
ACIDENTE: No final do mês de setembro, um carro com três dias de uso caiu em um buraco na Rua dos Cabanos, próximo a Avenida Muiraquitã, no bairro Diamantino, em Santarém. O motorista explicou que tentava fazer o retorno, não viu a cratera e caiu. Segundo ele, o buraco estava cheio de água. A situação provoca riscos não só para motoristas, mas também para pedestres, principalmente, crianças. A pouca iluminação na via também pode ter contribuído para o acidente. O próprio motorista tomou atitude de mandar rebocar o carro. Ninguém ficou ferido.
Fonte: RG 15/O Impacto