O vereador Henderson Pinto (DEM) ressalta que saneamento básico significa melhoria na saúde. “Quanto mais saneamento menos problemas de saúde das pessoas”.
Câmara de Santarém discute CF/2016 nesta terça-feiraO presidente da Câmara de Santarém, Reginaldo Campos , confirmou que manhã, terça-feira, 22/03, em horário regimental, no Plenário da Câmara Municipal de Santarém vai realizar uma tribuna livre para discutir o tema da Campanha da Fraternidade 2016. Disse também que o requerimento que solicitou a tribuna livre é de autoria do vereador Henderson Pinto (DEM).
Henderson Pinto, por sua vez, informou que a CF/2016 traz como tema: “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. De acordo com o vereador foram convidados a participar do debate: o Bispo da Diocese de Santarém, párocos das paróquias de Santarém e pastorais da Diocese, Prefeito Alexandre Von, Presidentes de bairros, Ministério Público Estadual, secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura, Associação Comercial, UFOPA e OAB.
Henderson disse também que o assunto abordado na Campanha da Fraternidade de 2016 é importantíssimo, pois trata de um problema grave que é o saneamento básico. “O tema diz respeito a todos nós, no trato a nossa casa, no trato ao ambiente em que vivemos e na questão do saneamento e do quanto é importante o papel que cada um faz”.
Segundo Pinto, o objetivo principal da campanha será chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos. Chamando a atenção das pessoas e empenhando- as à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da população.
De acordo com o site: www.basilicadocarmocampinas.org.br, desde 1962 até hoje, a Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização desenvolvida num determinado tempo (quaresma), para ajudar os cristãos e as pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos no processo de transformação da sociedade a partir de um problema específico que exige a participação de todos na sua solução.
A Campanha da Fraternidade tornou-se especial manifestação de evangelização libertadora, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do Projeto de Deus.