O vereador Dayan Serique (PPS), disse que antes do último pleito eleitoral a região oeste do Pará contava com 12 deputados estaduais, mas agora são apenas seis para representar a mesma região.
O vereador Dayan Serique  LÍDER DO PPS, destacou,  na tribuna da Câmara, a paralisação das obras dos governos Estadual e Federal, em Santarém e os prejuízos que se tem com  a redução da representação política da região, ou seja, de deputados estaduais e federais.
Para Dayan, a respeito das obras, Santarém vive dois momentos extremos: primeiro se vê que o setor empresarial da cidade tem feito a parte dele. De acordo com o vereador isso pode ser constatado com a implantação de um shopping e agora com a inauguração do Atacadão de um grande supermercado do país. “Somente esses dois empreendimentos empresariais geram uma quantidades considerável de empregos. Mesmo diante da crise, os empresários têm acreditado em nossa região”, comemorou. No entanto, disse o vereador, o que compete ao poder público é o inverso, uma vez que o governo estadual tem inúmeras obras no município, mas todas estão paralisadas e o pior é o governo federal que não tem nenhuma obra de relevância. “Além disso, com a instabilidade econômica que o país enfrenta, os investimentos do governo federal em áreas estratégicas como saúde e educação tiveram seus repasses reduzidos”, e acrescentou: “os reflexos negativos são creditados a gestão municipal que convive diariamente com as demandas da população”.
Segundo o vereador, o que realmente falta é representatividade política. Dayan disse que a região precisa eleger maior número de deputados estaduais e federais, lembrando que atualmente, o único deputado eleito por Santarém é Chapadinha. “Com a falta de representação política na Câmara Federal a região perde voz em seu favor a muito recurso resultante das emendas parlamentares destinadas a cada deputado”.
Serique destacou ainda que antes do último pleito eleitoral a região oeste do Pará contava com 12 deputados estaduais, mas agora são apenas seis dessa mesma região: Airton Faleiro (PT), Júnior Ferrari (PSD), Eraldo Pimenta (PMDB), Hilton Aguiar (SD), Osório Juvenil (PMDB), Júnior Hage (PR). Além disso, completou o vereador, a maioria desses deputados estaduais, em Santarém, teve apenas a complementação de suas votações e com isso, o que é natural, as emendas parlamentares deles, bem como a dedicação do mandato, as regiões é proporcional a votação que obtiveram. “Eu sei que o movimento pelo Estado do Tapajós realizou diversas campanhas estimulando os eleitores do oeste do Pará a votarem em candidatos da região, mas a população ainda não assimilou esse apelo e isso precisa mudar”, advertiu Dayan.
O vereador Dayan disse que, no período eleitoral, a região precisa entrar em consenso e eleger candidatos genuinamente da região, que tenham o compromisso de destinar as emendas e o mandato deles a população do oeste do Pará, somando para desenvolvimento local e regional.