“Existe essa possibilidade de promover cursos em parceria com o Senado Federal aos novos servidores e parlamentares da Câmara Municipal de Santarém”, disse Ronan Liberal Júnior (PMDB).
O vereador Ronan Liberal Júnior (PMDB),  na tribuna da Câmara sugeriu a presidência do Poder Legislativo, que nos meses próximos meses que antecedem o final de ano a capacitar aos novos vereadores eleitos, bem como os novos servidores concursados.
Ronan apontou que a Câmara poder firmar convênio com Senado Federal, por meio do Interlegis, estrutura criada estrutura técnica e de recursos humanos para capacitar os colabores das câmaras municipais em todo o Brasil. “Existe essa possibilidade de promover cursos em parceria com o Senado Federal aos novos servidores e parlamentares da Câmara Municipal de Santarém”.
Segundo Ronan Liberal foram eleitos nove parlamentares e novos servidores concursado que estão sendo chamado para assumir seus cargos e a capacitação se torna necessária, para melhorar os trabalhos, bem como dimensionar melhor a função tanto dos novos servidores quantos dos novos parlamentares. Para o vereador, o processo de qualificação permanente vai contribuir com a realização do serviço público com eficácia, eficiência e efetividade.
O vereador defendeu que entre as diversas áreas de atuação dos vereadores, a legislação é a mais importante, haja vista que as principais ferramentas que esse servidor vai manipular diariamente serão a Lei Orgânica do Municipal e as constituições Federal e Estadual visando a formulação de novas leis. “Com isso, pode-se melhorar consideravelmente o desempenho das atividades das sessões ordinárias e das comissões permanentes, que exigem o necessário conhecimento do legislador até mesmo para emitir parecer, de maneira mais fundamentada para atender os prementes objetivos da Câmara Municipal que é de legislar”.
Liberal disse que ainda que na medida em que vereadores e servidores estiverem bem capacitados terão melhores condições de elaborar projetos e leis mais interessantes e úteis à comunidade.