segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Coordenador do Projeto Saúde & Alegria morre em São Paulo

Morreu na manhã deste domingo (18) em São Paulo (SP), Paulo Roberto Sposito de Oliveira, o palhaço Magnólio, conhecido como um dos palhaços mais antigos do país. Segundo informações de parentes, Paulo estava internado desde o dia 25 de abril no Hospital Irmã Dulce, na capital paulista.
Paulo Roberto Sposito Oliveira nasceu em São Paulo ganhou o apelido de Magnólio quando ainda era estudante. Por ter uma voz muito rouca, ele foi comparado a um personagem de novela com o mesmo timbre. Com o passar do tempo, o apelido virou hábito e Magnólio virou artista de circo, atuando e fazendo a alegria de muitos.
Em 1989, Magnólio entrou para Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental, mais conhecido como Projeto Saúde e Alegria(PSA), uma Organização Não Governamental (ONG), cujo principal objetivo é promover o desenvolvimento sustentável dos municípios Santarém, Belterra e Aveiro.No PSA atuou como integrante da coordenação geral do projeto.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Santarém, divulgou nota de solidariedade comunicando o falecimento de Magnólio, que inclusive presidiu a Comissão de Cultura da Ordem santarena no período de 2013 a 2015. No texto, a OAB agradece pela presença do artista, sempre cheia de sorrisos e luz, destacando ainda como ator da alegria, militante das causas sociais, dos direitos humanos e da cultura.
Familiares e amigos de trabalho também se solidarizaram com a perda de Magnólio nas redes sociais. A amiga Socorro Carvalho, prestou homenagem em forma de texto bem humorado, como o palhaço Mag gostaria de ser lembrando. Ele irradiava luz e alegria.
(Confira a mensagem)
Respeitável público!!!
Hoje não tem espetáculo…
Morreu o palhaço!!!
Santarém está de luto.
Grande mestre circense pereceu.
Égua!! 2016!!
O que aconteceu?
Ah, deixa pra lá…
Vai ver que tem festa no céu.
E Deus precisou dele para alegrar.
Fazer mágica, encantar etc…
Ensinar peripécias aos anjos, talvez!!!
Enfim, são tantas justificativas
Para tentar relevar essa ausência…
Prefiro guardar
As noites inesquecíveis de mágica
No palco do velho Relicário.
Mas tem muito MAIS que isso
Tem os ensinamentos que deixou,
Os frutos que semeou…
O amor que dedicou ao Tapajós.
Por isso, também, será lembrado.
Mas não irei ficar triste!
A tristeza não combina
Com as cores de toda aquela alegria.
Égua, Magnólio!!
Não posso mais dizer nada,
Antes que que eu chore,
Por favor, fechem as cortinas…
Aplausos!!!
Velório
O Velório será a partir das 21h no cemitério do Araçá e a cremação está marcada para segunda-feira (19) na Vila em Alpina, São Paulo.

Fonte: RG 15\O Impacto e G1