sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Produtores comercializam frutas dentro de esgoto na orla de Santarém

Um risco iminente de contaminação de frutas pode ser visto por quem caminha no calçadão da orla de Santarém, próximo à Praça Monsenhor José Gregório (Praça da Matriz), na área central da cidade. No local, pequenas embarcações ancoram e comercializam frutas, como melancias, dentro de um canal de esgoto.
A falta de higiene chama a atenção de usuários da orla. “Isso é um absurdo. A Vigilância Sanitária deveria fazer uma fiscalização nesse local. Como a gente percebe, esses barcos ficam dentro do esgoto. Eles trazem frutas da várzea e vendem aqui mesmo para os consumidores. Esse esgoto ninguém sabe o que tem nele. Os riscos de contaminação são muito grandes”, analisou a dona de casa, Fátima Saraiva.
A movimentação de barcos no local virou motivo de reclamação da usuária. Para ela, a orla já não é apenas um local de lazer e entretenimento. Porém, nos últimos anos, também se transformou em ponto comercial, onde são vendidas frutas e até alimentos. “Tudo isso fez com que o objetivo do calçadão fosse descaracterizado. Eu acredito que a orla era apenas para as famílias de Santarém utilizarem para o seu lazer, mas o que acompanhamos é que o espaço público foi tomado por comerciantes e, parece que ninguém faz nada para coibir essa prática”, diz Fátima.
FISCALIZAÇÕES: A Divisão de Vigilância Sanitária (DVS) e a Prefeitura de Santarém informaram que várias fiscalizações para a retirada de vendedores já foram realizadas na orla de Santarém. De acordo com a Vigilância Sanitária, as fiscalizações vão continuar, por conta do surgimento de novos pontos de vendas na orla, onde também alguns dos comerciantes que foram notificados e retirados, acabaram voltando para o local.
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), realizou a retirada de vendedores ambulantes que estavam de forma irregular no cais de arrimo, em frente à Feira do Pescado. O trabalho foi uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Departamento de Controle e Qualidade de Alimentos (DCQA) da Vigilância Sanitária e Polícia Militar.
Durante a fiscalização, foram apreendidos trinta pacotes de açaí, vinte e cinco quilos de pescado, dois isopores e dez quilos de verduras estragadas. Também foi feita a apreensão de medicamentos que se encontravam em temperaturas inadequadas, produtos sem registros e em locais sem autorização dos órgãos competentes. As equipes constataram irregularidades nos lugares onde são feitas as comercializações e, por conta disso, autuaram e notificaram para que providências fossem tomadas de forma imediata.
De acordo com o chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Walter Matos, as fiscalizações são feitas rotineiramente para que a população tenha garantido produtos de qualidade e de forma adequada.
O trabalho da equipe de fiscalização urbana da Seminfra esclareceu que a iniciativa teve o objetivo de zelar pelo bem-estar da população, assim como garantir os meios de poder viver com tranquilidade, segurança e apoio, numa cidade arrumada e ordenada.
Segundo o chefe de fiscalização urbana, Gilmar Santos, a ação foi o início de um processo de ordenamento. “Primeiramente, a equipe realizou um trabalho educativo com os vendedores, explicando o código de postura. Posteriormente, no dia 07 de fevereiro, 16 vendedores foram notificados e no dia 15, a equipe retirou os materiais de 10 vendedores que estavam no cais de arrimo”, lembrou.
Alguns alimentos apreendidos foram destinados ao Aterro do Perema, por conta do estado de conservação.
A Vigilância Sanitária promete estender as fiscalizações para outros pontos da orla de Santarém.
Por: Jefferson Miranda

Fonte: RG 15/O Impacto