terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Exames classificam praias santarenas como muito boas e excelentes para banho

As coletas foram realizadas nos seguintes pontos: Alter do Chão (praia do Centro de Atendimento ao Turista/C.A.T, canal principal do Rio Tapajós, Praia do Cajueiro, Orla de Alter do Chão/escadaria, Orla de Alter do Chão/parte final, Praia do Amor e Igarapé do Macaco); Pajuçara; Ponta de Pedras; Muretá e Maracanã.
O resultado é emitido através de relatório técnico e laudos laboratoriais emitidos pela empresa Conágua Ambiental, empresa responsável pelos estudos, sendo a ganhadora do processo licitatório na modalidade tomada de preço melhor técnica, que faz parte da primeira etapa do atual contrato nº 016/2017, dividido em 9 etapas de monitoramento da balneabilidade das praias da orla fluvial direita do Rio Tapajós.
De acordo com o relatório os serviços compreenderam a coleta de amostras de água, analises de campo e laboratório com emissão de relatórios de ensaios e técnicos. A frequência de amostragem correspondeu a cinco coletas em cada ponto com intervalos mínimos de 24 horas conforme recomendação do Conama. Ao todo, foram processadas 55 (cinquenta e cinco) análises de campo e 55 (cinquenta e cinco) exames microbiológicos em laboratório.
“Realizada a estatística percentual recomendada pela Resolução Conama 274/2000 para o parâmetro mais restritivo – Escherichia coli, quase todos os locais apresentaram condições de qualidade na categoria PRÓPRIA/EXCELENTE, excerto o ponto 2.4 (Alter do Chão/Orla Final) que foi classificado como PRÓPRIA/MUITO BOA”. Para o parâmetro menos restritivo – Coliformes termotolerantes, foi observado o mesmo cenário, excerto para o Ponto 1 (Praia de Muretá) que foi classificado como PRÓPRIA/MUITO BOA”, informa o relatório.
Segundo a PMS, tendo em vista que as próximas análises ocorrem agora em dezembro, a gestão municipal vem realizar a divulgação dos resultados dessa primeira etapa no sentido de possibilitar a sociedade em geral informações garantindo à população local e a os visitantes a utilização segura das praias santarenas para banho.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados, pois conforme se verifica as praias foram atestadas numa classificação entre muito boas à excelentes, sendo que somente dois pontos apresentaram indicador um pouco abaixo da média geral, o que não significam que não estão impróprias para banho, mas que vamos dialogar com as Secretarias de Turismo e Infraestrutura para garantirmos que os resultados continuem positivos".
A próxima etapa de coletas está prevista para ser realizada entre os dias 7 a 17 de dezembro nas mesmas praias apontadas como áreas de intenso fluxo de banhistas.
Confira o relatório completo neste link: [/midias/anexos/1491A_1_boletim_de_monitoramento_da_balneabilidade_das_praias_da_orla_fluvial_direita_do_rio_tapajos_em_santarem-pa.pdf]1º Boletim de Monitoramento da Balneabilidade das Praias da orla fluvial direita do rio Tapajós em Santarém (PA).

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS