sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Luís Pixica: “Segurança à população será priorizada no Çairé 2018”


Secretário de Cultura enaltece serviço dos órgãos de segurança no Çairé do ano passado
A TV Impacto recebeu em seu estúdio o Secretário de Cultura de Santarém, Luís Alberto Figueira, o popular Pixica. Na ocasião, conversamos sobre como são traçados os rumos do Çairé 2018 e outras programações que serão realizadas no segundo semestre pela Secretaria de Cultura em Santarém. Veja a entrevista na íntegra:
Jornal O Impacto: Secretário, como estão os preparativos para o Çairé 2018?
Luís Pixica: Nós já estamos trabalhando desde março para o Çairé 2018. Eu quero aqui retornar ao assunto do Çairé 2017, quando nós tivemos um Çairé tranquilo, um Çairé sem nenhum incidente grave, sem nenhuma atrocidade, sem nenhum homicídio, sem nenhuma morte por afogamento. Tudo isso graças ao apoio de todo setor de segurança, que trabalhou em conjunto ao comando do Coronel Tomaso e do Tenente-Coronel Maués. Enfim, todos os órgãos de segurança de Santarém que tiveram uma atividade constante, permanente e eficaz. Portanto, eu fico feliz que em 2017 não tivemos nenhum incidente, eu espero em Deus e no trabalho dessas instituições, que não tenhamos em 2018 nenhum incidente e que possamos presenciar um Çairé grandioso, bonito e seguro para toda a população.
Jornal O Impacto: E os preparativos para esse ano, como estão o andamento e as organizações?
Luís Pixica: Nós já estivemos com o povo de Alter do Chão, discutindo o rito religioso; já estivemos reunidos com os diretores dos botos; a Prefeitura já esta cumprindo com suas obrigações com relação a essas instituições. Nós estamos trabalhando para que neste ano tenhamos como novidade o “Arrastão do Carimbó”, uma parceria que eu pretendo fazer com o grupo Arraial do Pavulagem de Belém, que deverá vir agora em agosto dar uma oficina de Carimbó, uma oficina de instrumentos de Carimbó para que a gente possa dar oportunidade a toda população Santarena e aos visitantes de participarem dessa grande festa. Vamos nos reunir ali na Praça 7 de Setembro, no sábado, e de lá vamos subir para a Praça do Çairé com um cortejo de Carimbó muito bonito, onde todos participarão. Essa é uma das grandes novidades que vamos ter, se Deus quiser agora no Çairé 2018. Nós estamos trabalhando com responsabilidade, acima de tudo. Há quem diga que o Çairé não é mais o mesmo e eu fico feliz, porque o Çairé hoje, é um Çairé cultural. O Çairé da nossa cultura não é um meio de comércio para alguns e muito menos será vulgarizada a nossa cultura, enquanto nós estivermos à frente desta festa. Eu não sou contra nenhuma atração nacional, pelo contrário, eu gosto das atrações nacionais, eu só não posso admitir que a gente possa gastar um valor muito alto com cachês de 200 a 300 mil reais sem ter condições; a Prefeitura de Santarém não tem condições de gastar grandes volumes de recursos com cachês musicais, portanto, eu deixo para que todos os promotores de Santarém possam trazer esses cantores, façam seus shows, mas o serviço público não pode estar a serviço das grandes festas, onde o cantor chega a Santarém e paga-se um valor altíssimo, leva daqui e nada deixa. Portanto, eu sou contra esse tipo de prática de eventos. O Nélio Aguiar é um Prefeito muito consciente e muito responsável.
Jornal O Impacto: Com relação ao âmbito nacional, sabemos que hoje muita gente no Brasil já conhece o Çairé, como está essa repercussão hoje, já tem camarotes reservados? Como está a questão dos hotéis em Alter do Chão?
Luís Pixica: Olha, eu tenho recebido notícias e vários telefonemas de pessoas de fora do estado do Pará, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro, manifestando interesse em querer camarotes. Tenho conversado com os donos de hotéis e pousadas em Alter do Chão e eles têm me falado que a procura para esse período do Çairé tem sido muito grande. Eu tenho uma grande expectativa de que vamos conseguir trazer mais turistas para Santarém nessa época do Çairé 2018, porque este evento está sendo bem divulgado. Eu agradeço às emissoras, eu agradeço à TV Impacto e ao Jornal O Impacto, que têm sido parceiros nessa divulgação do Çairé e da cultura em geral em Santarém, porque um povo sem cultura é um povo alienado e eu tenho certeza que nós santarenos somos um povo aculturado, nós temos cultura sim e precisamos mostrar para as pessoas o que temos e o que somos.
Jornal O Impacto: Sabemos que o senhor esta desenvolvendo um ótimo trabalho à frente da Secretaria de Cultura em Santarém, valorizando cada vez mais nosso espaço cultural. Queríamos saber se existe alguma coisa prevista para o segundo semestre, como por exemplo, a Feira do Livro?
Luís Pixica: Nós teremos a Feira do Livro que irá acontecer a partir do dia 7 de setembro. A Feira do Livro é uma parceria da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação, com o Governo do Estado. É uma programação da Secult (Secretaria de Cultura do Estado) e será no Espaço Pérola. Nós estaremos com toda nossa infra-estrutura trabalhando em conjunto com o Governo do Estado, para que possamos realizar e oportunizar a todas as pessoas interessadas em adquirir mais conhecimentos e que compareçam na Feira do Livro no dia 7 de setembro.
Jornal O Impacto: Isso é uma ótima noticia, até porque teve aquela repercussão há alguns meses que esse evento não mais ocorreria neste ano.
Luís Pixica: Essa repercussão se deu por conta do orçamento da Feira do Livro. Todos os anos a Prefeitura é parceira com o Governo do Estado para realização deste grande evento, diga-se de passagem, é o único evento da Secretaria de Cultura do Estado em Santarém. Eu não tenho percebido outra atividade cultural pelo Governo do Estado aqui em Santarém e Oeste do Pará, mas a Feira do Livro é de responsabilidade do Governo do Estado e o que estava acontecendo é que o plano de trabalho de execução deste evento tinha encargos muito elevados para o Município, daí a gente não teria condições de suportar esses valores que estavam sendo estipulados para cobrir despesas. E isso eu fui contra. Se eu promovo um evento eu tenho que arcar com a maior parte, os meus parceiros vêm pra me ajudar e é isso que nós nos dispomos a fazer. Graças a Deus, depois de uma conversa do prefeito Nélio Aguiar com a Secult e o Governador, já entramos em consenso e iremos participar deste evento. Nós iremos oportunizar a realização deste evento em Santarém, mas o Estado terá que assumir sua responsabilidade nestes custos.
Jornal O Impacto: Durante esse período que você está à frente da Secretaria de Cultura, você encontrou alguma dificuldade com relação aos grupos culturais de Santarém?
Luís Pixica: Não, dificuldade alguma. Eu acho que a gente está reestruturando esse cadastro de grupos culturais. Nós tivemos de começar do zero, como disse em uma entrevista anterior, a cultura Santarena não tinha quase nenhum registro desse passado, destas atividades, destes grupos. Hoje nós temos um cadastro com vários grupos folclórico cadastrados. Teremos agora em agosto, se não me falha a memória, de 20 a 21, o Festival Folclórico de Santarém que já é tradição, promovido pelas associações folclóricas de Santarém; nós temos três associações e elas serão responsáveis pela realização, e nós como sempre estaremos fomentando essa cultura como parceiros.
Jornal O Impacto: Secretário, nós sabemos que ao longo dos anos algumas manifestações foram se perdendo, como por exemplo, os pássaros, os bois etc. Na sua avaliação, o que pode ser feito para poder trazer de volta essas manifestações?
Luís Pixica: Desde o ano passado nós estamos tentando resgatar essas atividades folclóricas, que se perderam ao longo dos anos. A questão dos pássaros e dos bois, que nós tínhamos em Santarém, foi deixada um pouco de lado. Mas algumas manifestações recentes, como as quadrilhas estilizadas e as danças humorísticas, nós estamos trabalhando e tentando trazer para uma oficina essas pessoas que ainda existem, para que possam passar para as outras essas danças, essas atividades folclóricas das quais muita gente sequer conhece. Eu tenho certeza que ainda antes de nós terminarmos o nosso mandato nós teremos sim um grande evento com esses pássaros e esses bois que antigamente haviam na nossa região e na nossa cidade.
Jornal O Impacto. Para finalizarmos nossa conversa, você falou que 2017 foi um ano muito bom com relação à segurança da população e em relação ao Çairé. Para este ano de 2018 tem alguma preparação diferente ou está no mesmo nível do ano passado?
Luís Pixica: Estamos no mesmo nível pra melhor. Este ano nós estamos reunindo ainda hoje com todos os órgãos de segurança do município de Santarém, para tratarmos desses detalhes e planejamento de segurança lá em Alter do Chão, nesse período do Çairé principalmente. Tenho certeza que com grande alegria eu posso dizer aqui, que esses órgãos têm desempenhado um trabalho exemplar, um trabalho excelente, pois sequer ocorreu alguma infração, alguma coisa que fosse repercutir negativamente para este evento. Então, eu agradeço nesta oportunidade aqui, à Polícia Militar de Santarém, ao Corpo de Bombeiros, à Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Marinha do Brasil, enfim, a todos os órgãos de segurança que aqui atuam. Eles são parceiros da Prefeitura para realização deste grande evento, e nessas questões de segurança são fundamentais para qualquer evento público, onde tem muita aglomeração de pessoas e temos de ter muita segurança. Essa é uma das preocupações que eu tenho e, com certeza vamos realizar mais um grande evento em Santarém, que é o Çairé 2018.
Por: Jefferson Miranda
Fonte: RG 15/O Impacto