terça-feira, 24 de setembro de 2019

Alter do Chão para paraenses: o que fazer?




Alter do Chão, antes um segredo paraense, ganhou o Brasil e o mundo. O local, conhecido por suas praias de água doce, também tem lagos e espelhos d’água, trilhas em meio à mata nativa, o encontro das águas do rios Tapajós e Amazonas e – claro – uma culinária riquíssima que merece ser saboreada. Nunca foi à Alter do Chão? Pois comece a planejar sua viagem ao paraíso hoje mesmo e inclua nossas dicas no roteiro.
 Escape dos turistas nas Pontas do Muretá e do Cururu
Alter do Chão está longe de ser um local massificado mas, dependendo da época, o número de turistas pode aumentar bastante (setembro é o mais disputado por conta da festa do Sairé). Se você curte sossego e tranquilidade, se mande para a Ponta do Muretá e para a Ponta do Cururu.
Diferente de outros pontos, elas só são acessíveis em lancha e isso diminui o volume de turistas consideravelmente. Apesar de não contar com a estrutura de bares e restaurantes de outros pontos turísticos, o local vale para desconectar, além de ser um dos melhores para acompanhar o pôr-do-sol e observar os botos.
Subir a Serra da Piroca
Quer ter uma vista panorâmica do caribe brasileiro? Calce seu tênis e se mande para a Serra da Piroca. A caminhada começa na Ilha do Amor e dura cerca de uma hora até o topo da serra, o ponto mais alto do local, com 110 metros de altura.
Imersão na Floresta Amazônica
Um passeio para a Floresta Nacional do Tapajós, ou FLONA, é imprescindível para quem quiser conhecer as riquezas e belezas da Amazônia. Os barcos saem diariamente de Alter do Chão pelo Rio Tapajós e fazem paradas em praias e vilarejos ribeirinhos. Os roteiros podem variar entre um e 5 dias.
Os pontos altos da viagem: a caminhada de cinco horas até uma centenária árvore samaúma e as noites em barco, rodeado de natureza e estrelas (vale levar uma luneta para apreciar o céu e todos os seus detalhes).
Mergulhe na culinária local
A culinária do norte do Brasil é uma das mais exóticas e espetaculares e em Alter do Chão a gastronomia é um capítulo à parte. Você vai poder provar maniçoba, pato no tucupi, tacacá, além de diversos peixes e frutas. Os apaixonados por doce vão poder provar doces em compotas, bombons de cupuaçu e banana frita.
O Espaço Alter do Chão é um restaurante, localizado nos arredores da cidade que oferece delicioso tucunaré com legumes, strogonoff de camarão e a famosa sobremesa com cupuaçu. Pela noite, o espaço se agita com dança e shows. O Farol da Ilha, junto ao rio Tapajós, oferece uma bela vista da Ilha do Amor. Por lá, os destaques são o tucunaré e a vitela marinada ao molho tucupi. Os pratos costumam servir duas ou três pessoas e a cerveja está sempre geladíssima