O vereador Erasmo Maia (DEM), criticou e se manifestou contrário ao projeto de Lei do Poder Executivo enviado a Câmara, para apreciação do Legislativo, que segundo ele dá poder de policia a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com a instituição de 10 modalidades de taxas que de acordo com o projeto, podem ser cobrados pela secretaria.
 Em pronunciamento na tribuna, da Câmara Municipal de Santarém, O vereador Erasmo Maia(DEM) disse que esse projeto precisa ser muito bem analisado, pois caso aprovado da forma como está elaborado, vai impactar a economia do município de Santarém.
Os prejudicados, segundo Erasmo serão principalmente o produtor rural e as pessoas que ainda geram emprego e fortalecem a economia municipal. De acordo com o vereador a discussão do projeto deve ser cuidadosa, para que não haja um sacrifício maior de quem está produzindo.
Erasmo relaciona as 10 taxas previstas no projeto: De controle de fiscalização ambiental; licença prévia; licença de instalação; licença de operação, de renovação, de licença de atividade rural, licença de funcionamento, dispensa de licença ambiental, licença ambiental específica.,etc.
Erasmo Maia foi enfático ao afirmar, que o produtor rural já está por demais sacrificados com as péssimas condições das estradas (ramais), transporte precário e tantas outras dificuldades que tem para produzir nos dias de hoje.