Para o vereador Emir Aguiar (PTN), os candidatos a cargos eletivos neste pleito “estão servindo como uma espécie de cobaias, nem bem começou a campanha e já está terminando”. 
Essa avaliação foi feita em pronunciamento na tribuna da Câmara, sessão desta quarta-feira, 21/09. Segundo Emir, a área urbana de Santarém tem mais de 50 bairros, assim como são grandes as áreas de planalto e várzea, divididas em sub-regiões, “e em tempo tão curto fica difícil candidatos a vereadores e prefeitos, visitarem todas as comunidades e bairros a cidade”.
Para o vereador, dessa forma fica difícil para quem já tem o mandato e questiona: “Você imagina para quem está começando agora a experiência de ser candidato (a)”?
Aguiar entende que a campanha ficou muito mais difícil para os candidatos a vereadores (as), com relação ao espaço na televisão: “agora são inserções e ninguém sabe quando vai ser divulgado”, preocupa-se.
Por sua vez, Emir Aguiar entende serem as novas regras eleitorais importantes, porque normatiza situações, principalmente aos recursos que são gastos “e aos poucos a gente vai se adequando”, admite.
Emir cita como instrumento de fortalecimento para as novas regras eleitorais, uma frase do ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ayres Brito: “O Poder econômico da excelência à insolência”, o que segundo o vereador serve para uma reflexão, no trabalho do custo da campanha eleitoral.
Para o vereador a observação que tem feito é que as novas regras eleitorais trazem propostas de trabalho de redução do custo da campanha. Mesmo entendendo que ainda tem candidatos economicamente fortes, mas acredita que o eleitor por sua vez está mais consciente, de que muitos candidatos estão sendo cobaias nesse primeiro processo eleitoral com novas regras, que de acordo com ele, serve tanto para os candidatos, como para o eleitorado.