Os novos vereadores eleitos, num total de nove estreiam na política, com exceção do presidente Antônio Rocha (PMDB), e depois de tomarem posse reafirmaram seus compromissos perante os eleitores, destacando a área de atuação e suas bandeiras de luta.  
 Antônio Rocha (PMDB), que depois de 20 anos retorna à Câmara de Santarém, onde iniciou sua carreira política, disse que a população deve esperar muito trabalho dele. Segundo Rocha, durante a sua trajetória na vida pública construiu uma história positiva, por meio da atuação parlamentar que redundou em inúmeras obras no município de Santarém e na região Oeste do Pará, como deputado estadual. Rocha falou sobre o retorno dele como vereador e disse que em mais de duas décadas acumulou bastante experiência que será utilizada em favor Santarém, mantendo uma harmonia respeitosa com o novo prefeito com a finalidade de ajudar o povo santareno.

Tadeu Cunha (DEM), eleito vereador pela primeira vez em 2016, disse que o povo de Santarém deve esperar muita vontade de trabalhar.  Cunha disse estar focado e vai fazer de tudo para corresponder às expectativas do eleitorado que o deu a condição de vereador para 18ª legislatura. Ele disse ainda que vai trabalhar a política comunitária, uma metodologia que vem sendo praticada por seus familiares e que considera uma política que prioriza o bem comum. “A população de Santarém deve esperar muita dedicação e comprometimento do vereador Tadeu Cunha e isso vamos fazer em parceira. O nosso mandato pertence ao povo”.

Alaércio Cardoso (PRP), disse aos eleitores que confiaram o voto a ele, e podem aguardar por um vereador dedicado e que vai trabalhar pela cidade, assim como espera que os demais 21 vereadores façam o mesmo. Segundo Cardoso, a próxima legislatura será muito importante devido às mudanças políticas que estão ocorrendo e modificando o cenário nacional e os vereadores de Santarém precisam fazer o seu papel, no sentido de ajudar a construir uma cidade melhor para todos e mais segura do ponto de vista fiscal. Alaércio vem do meio empresarial e reconhece que se trata de uma área que gera emprego e imposto ao município, ao estado e ao país. “O nosso trabalho visa à geração de emprego e renda, a mola mestra que faz girar a economia do país, e por isso, o nosso trabalho também será focado nessa direção, mas sensível a outros segmentos da sociedade”.

André do Raio-X (PSDC) garantiu que será um vereador atuante. Lembrou que foi eleito pela área da saúde onde atua há muito e pretende trabalhar por Santarém para que as pessoas tenham um atendimento mais digno. “Por isso coloquei meu nome à disposição e pretendo defender a sociedade, principalmente, na área da saúde onde as pessoas têm mais dificuldades de acesso até para fazer um simples exame”. André do Raio-X é técnico em radiologia, com 13 anos de serviço prestados ao Hospital Municipal de Santarém e mais 10 anos ao Hospital Regional do Baixo Amazonas, e espera contribuir bastante com o município de Santarém, na condição de vereador, legislando na área da saúde.
Jardel Guimarães (PTN), ele que é delegado de Polícia, e tem uma atuação efetiva na área de segurança pública, disse que pode contribuir nos debates do parlamento santareno, principalmente com temas de interesses locais. Acrescentando que está disposto a colocar à disposição da Câmara Municipal, o conhecimento que tem na área da segurança pública, buscando segundo ele, o fortalecimento do Poder Legislativo, o que considera importante. Jardel admite que a violência vem crescendo em Santarém e sugere aos seus pares que a partir do amplo debate sobre o assunto, está disposto a contribuir, para que a sociedade santarena tenha mais segurança.

Alysson Pontes (PSD), ao agradecer a sociedade santarena, pela oportunidade que lhes foi dada, Alysson Pontes disse que vai encarar o seu mandato com seriedade e transparência, prometendo lutar, por todos os direitos dos cidadãos contribuintes de Santarém, que visem segundo ele, principalmente o cumprimento das cláusulas constitucionais, defendendo habitação e educação de qualidade e a redução das desigualdades sociais. Acreditando serem itens que entende devem ter a atuação maciça do parlamentar, trabalhando também, na geração de emprego e renda, para que a população possa ter vida digna. Com relação à segurança pública, disse que crê no trabalho e na boa fé das instituições que atuam nessa área em Santarém.

Maria José Maia (DEM), disse que a atividade no parlamento é, para ela, o início de uma nova atividade. Relata que há 35 anos vem atuando na área da educação, mas entende que na Câmara, a sua responsabilidade é bem maior. Relata que não pode ter como foco apenas a educação, entendendo que tem que ver aquilo que é melhor, para o cidadão santareno. Segundo ela, está estudando o regimento interno da Casa de Leis e a Lei Orgânica Municipal, e disse que pretende atuar de forma, a não ser de fato, simplesmente, mais uma na política, mas espera corresponder coma proposições que vão mostrar aquilo quem a sociedade quer que seja feito. Com relação ao Plano Decenal da Educação, já aprovado pela Câmara, disse que vai acompanhar o cumprimento de suas metas.

Jandeilson Pereira (PSDB) deixa claro, que sua campanha eleitoral, foi voltada para os pescadores, mas estará representando no Poder Legislativo Municipal toda a coletividade santarena. Ressaltando que vai continuar respeitando a sua categoria, abraçando a causa dos pescadores, fazendo ver que hoje Santarém precisa de pessoas comprometidas com a sociedade, sendo este o seu propósito. Com relação à defesa do seguro defeso, disse que vai atuar como sempre o fez, em parceria com todas as Colônias de Pescadores do Estado do Pará. Acredita ser possível continuar acompanhando em Brasília a luta em prol do defeso, a partir de uma ação das colônias de pescadores que tramita no Supremo Tribunal Federal.