Antônio Rocha (PMDB), já na condição de presidente da Câmara, deu posse ao prefeito Nélio Aguiar (DEM) e seu vice José Maria Tapajós. Segundo Rocha foi uma honra ter empossado o novo prefeito de Santarém. Rocha entende que Nélio Aguiar merece dirigir o Município de Santarém, na condição de prefeito. Além disso, o presidente da Câmara, disse que confia no novo prefeito, por ter sido testemunha de uma pessoa que sempre honrou com seus compromissos. Na relação prefeitura Câmara, Antônio Rocha disse esperar uma parceria harmônica, onde o processo de ajuda seja mútua entre o poder Executivo e Legislativo. De acordo com o presidente da Câmara, o Poder Legislativo pode contribuir muito com o Executivo, levando as suas reivindicações em nome da população dos bairros da cidade e das comunidades interioranas que tanto precisam.
Márcio Miranda (DEM), presidente da ALEPA – Márcio Miranda veio a Santarém prestigiar a posse do prefeito Nélio Aguiar, que é de seu partido e do vice, José Maria Tapajós. Segundo Márcio Miranda o prefeito Nélio Aguiar quando foi deputado estadual deixou um legado de trabalho junto à Assembleia Legislativa, conseguido a admiração e o respeito de seus pares. Disse que o novo prefeito de Santarém pode contar com o apoio da Assembleia Legislativa, nas horas das festas e das angústias. Com relação ao alto índice de violência que vem ocorrendo em Santarém, Márcio Miranda garantiu que vai esperar um sinal do prefeito, para trazer o staff da Segurança Pública, com a finalidade de discutir soluções para o problema.
Prefeito Nélio Aguiar (DEM) – Em seu pronunciamento, o prefeito Nélio enfatizou a certeza que deve ter o povo santareno, de muito trabalho e empenho. De acordo com ela, a partir de agora é arregaçar as mangas, enfrentar a crise e cumprir o plano de governo. Para ele, saúde pública, infraestrutura e segurança pública, são os grandes desafios a serem enfrentados. O prefeito disse que espera contar com o apoio da Câmara Municipal, na melhoria da elaboração de grandes projetos para Santarém. Nélio Aguiar disse que para enfrentar a crise econômica e dar respostas positivas todos são convidados a participar, dando a sua contribuição, principalmente os segmentos sociais e a Câmara. Deu ênfase em sua fala dizendo que, “nós devemos todos nos unir por Santarém e assim vencendo a crise vamos poder trazer investimentos públicos e privados para o nosso município”. Nesta segunda-feira, 02/01, Nélio Aguiar já anunciou a primeira ação de seu governo no bairro Vigia, garantindo que todos os bairros e principalmente os mais afastados, terão as ações do governo levando atendimento às demandas da população.
Deputado Federal Hélio Leite da Silva, presidente estadual do Democrata, foi outro político que veio prestigiar a posse de Nélio Aguiar. De acordo com ele a sua presença e do presidente da Assembleia Legislativa, Márcio Miranda, mostra o compromisso do Democrata estadual e nacional em ajudar na concretização dos projetos do governo Nélio Aguiar. Disse acreditar que Nélio Aguiar será um grande prefeito de Santarém, buscando fortalecer os setores produtivos como a agricultura, a pesca e na área da saúde e educação. Ao finalizar disse que vai estar sempre presente no governo Nélio Aguiar, em favor de Santarém.
José Maria Tapajós (PR), vice-prefeito – Disse que Santarém pode esperar muito do novo governo entende que os vinte e oito anos que tem na vida pública o credenciam a ajudar o prefeito na gestão municipal e agora, segundo ele, com o sabor “mais gostoso, porque fomos eleitos juntamente com Nélio Aguiar, através do voto”. Disse que, com sua modesta experiência, vai poder contribuir com o prefeito, “para que juntos possamos governar”. Disse que vai estar apto a levar as informações sobre as comunidades, onde, por exemplo, o prefeito não puder ir. Disse também que vai estar empenhado em contribuir com a gestão, tanto na sede do município, como nas localidades interioranas, onde ele tem uma identidade bem próxima com as situações problemas que as afetam. Acredita que, dividindo as tarefas com o prefeito Nélio Aguiar, é possível levar o governo, onde ele tem que chegar.