segunda-feira, 17 de abril de 2017

INSTITUIÇÕES DISCUTEM PLANO DE COMBATE AO DESMATAMENTO EM SANTARÉM

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou uma oficina sobre o Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento (PPCAD). A iniciativa faz parte do Programa Municípios Verdes (PMV) e contou com a participação de Instituições governamentais e não-governamentais.
A capacitação ocorreu na sala de reuniões do Centro de Informações e Educação Ambiental (Ciam), tendo como participantes os membros do Grupo de Trabalho Municipal de Combate ao Desmatamento de Santarém, instituído pela Semma via portaria nº 022 de 28 de março de 2017.
De acordo com o coordenador do PMV em Santarém, Darlison Souza, neste momento a ideia é dar continuidade aos debates que já vem ocorrendo há algum tempo, a fim de concluir as estratégias do PPCAD e colocá-lo em prática. “Inicialmente fizemos um levantamento para o diagnóstico dos fatores de desmatamento no município. Santarém já possui todo um contexto histórico de desflorestamento, desde o ciclo da borracha até recentemente a ascensão da soja. As informações vão subsidiar a implementação do PPCAD”, ressaltou Darlison.
O Plano é um documento que estabelece um conjunto de ações dos governos para fazer frente à perda de florestas do bioma Amazônico. Mais do que controlar o desmatamento, o PPCAD se apoia no entendimento de que somente a consolidação de alternativas econômicas sustentáveis é capaz de manter a queda nas taxas de desmatamento e impulsionar um novo modelo produtivo.
Segundo dados do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), Santarém possui uma unidade territorial total de 17.898 Km² e atualmente 8.815,032 Km² de floresta.
Dados do acumulado entre 1997 e 2014 apontam que ocorreram 2.986,416km² de desflorestamento, período em que começou o monitoramento pelo Prodes. Informações de 2015 e 2016 estão sendo elaboradas e tratadas.
 
Assessoria da Semma