sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Sabia que região do Pará abriga vulcão mais antigo do mundo?

Estruturas localizadas entre os rios Tapajós e Jamanxim, no Pará, surpreenderam pesquisadores

 Reprodução/Arquivo Pessoal
Ouça esta reportagem


vulcão nas Ilhas Canárias, que entrou em erupção no último domingo (19), se tornou um dos assuntos mais comentados nos últimos dias, principalmente pelo "alerta amarelo de risco" emitido, o que levou muita gente a temer por um tsunami que atingiria parte da costa brasileira.

E está muito enganado quem pensa que não existem vulcões no Brasil, mais especificamente, na Amazônia brasileira: em uma área de divisa entre os Estados do Pará e do Amazonas, se esconde a estrutura de um vulcão que é considerado o mais antigo já descoberto, com cerca de 1,9 bilhão de anos.
O vulcão foi encontrado no início dos anos 2000 e é considerado o mais antigo já descoberto no mundo. Ele foi chamado de vulcão Amazonas e fica em uma área conhecida como Uatumã, que se espalhava sobre Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima .
Os pesquisadores se surpreenderam pelo estado de conservação e a antiguidade das estruturas.

“Na época em que encontramos o primeiro, nós achávamos que todos tinham por volta de 1,88 bilhão de anos. Hoje já estamos vendo vulcões de até 2 bilhões de anos”, diz o geólogo Caetano Juliani, professor do Instituto de Geociências da USP (Universidade de São Paulo), em entrevista ao portal UOL.
Os cientistas ainda não sabem exatamente quantas estruturas existem na região localizada entre os rios Tapajós e Jamanxim, no Pará. Na região do Xingu e também no Mato grosso, algumas estruturas foram encontradas, mas de períodos distintos.

Tsunami gigante em Belém: os “memes” após erupção de vulcão
"Na Amazônia, sabemos que as atividades vulcânicas eram muito explosivas. Você tem, caldeiras vulcânicas com 20 km de diâmetro, os materiais eram expelidos para a atmosfera com volumes absurdos", destacou Caetano Juliani, que estuda a região desde 1998.

O vulcão Amazonas já foi ativo há milhares de anos e, segundo os geólogos, o risco do gigante voltar às atividades é quase zero.
DOL